Porque saber nos vestir é tão importante

Estive pensando outro dia, depois de ler um capítulo do livro Moda Intuitiva, onde a escritora Cris Guerra com muita sensibilidade fala da alma da moda que cada palavra que lia, parecia que ela havia entrado nos  meus pensamentos e transformado em texto. Achei incrível como me identifiquei com a forma como ela também enxerga a moda.

Moda vai muito além de revistas e passarelas. Infelizmente, muitos julgam superficialmente se limitando ao que está ao alcance porque é muito mais simples e prático que procurar pelo conhecimento e tirar suas próprias conclusões. Talvez por falta de interesse. Talvez por acharem algo distante demais ou ainda por pré-conceito.

Se soubessem como sair da caixinha é libertador!!!!

O mais curioso é que necessitamos, mais que isso, dependemos. Usamos e abusamos da moda.  E mesmo sendo julgada injustamente, ainda assim, ela despretensiosamente nos serve. Ela transmiti o que quisermos através da nossa imagem. Mas…

… Primeiramente o que é moda?

Moda é a tendência de consumo de uma determinada época. Ela acompanha o vestuário do seu tempo, num contexto político, social e sociológico. Ou seja, moda são todas as formas de vestuário e ornamentos daquele século, década ou presente em que estamos inseridos.

Para exemplificar…

Ninguém sai na rua com um vestuário do século XIX, XVIII, XVII…Década de 20, 30, 40…!!! Nosso vestuário é coeso com nosso tempo de agora.

Portanto todos… TODOS… usamos moda!!!! Ela está na nossa vida o tempo todo.

O grande mal entendido é relacionar moda com tendência de moda. Elas são parentes mas não são a mesma coisa.

Infelizmente ela acaba sendo associada a luxo, beleza, futilidade.  Já foi um dia…mas hoje não mais!!!

Você já parou para pensar que todos os dias somos obrigados a nos vestir com algo?  E por mais que não queiramos,  a nossa forma de vestir é algo que afeta todos os outros setores da nossa vida

Então,  já que temos que nos cobrir de um jeito ou de outro, por que não pensarmos se a imagem que estamos transmitindo ao outro e a nós, faz sentido para o momento daquele dia,  para o momento de vida pessoal , para o momento de vida profissional?

A prática de nos cobrirmos por mais inconsciente que isto seja, reflete na imagem o que pensamos de nós mesmos e o que queremos que pensem de nós. É nossa relação conosco e com a vida.

Reflita:

Será que a sua forma de se expressar através da imagem está sendo entendida, compreendida, interpretada como você imagina?

Comece prestando atenção em você. Primeiro perceba como você acordou hoje… pare um pouquinho…pense…sinta…Está de bom humor… ou não tanto… um pouquinho triste talvez,  pois esteve numa DR no dia anterior… feliz porque vai começar num cargo novo… ansiosa  com o primeiro dia de aula…preocupada com o filho na escola…

Pense agora como é sua rotina. Você empresária, professora, médica, advogada,  estudante, terapeuta, dona de casa… Além disso, mãe, esposa, filha, irmã, amiga, chefe, subordinada. Também não podemos nos esquecer das características como extrovertida, introvertida, tímida, criativa, introspectiva…Ufa!!!Quanta coisa influencia na hora de uma “simples” escolha de um look!!!

Mesmo não tendo consciência você escolhe uma roupa baseada em cada um desses “pequenos” detalhes. Suas escolhas dependem de tudo isso.

Quer ver uma coisa? Olhe que genial a leitura da Cris Guerra!!!

Imagine você andando pela rua… Você começa a observar cada pessoa que cruza o seu caminho… Veja!!!!

Olha só aquela mulher atravessando a rua com uma blusa fechada e uma saia logo abaixo do joelho, em tons bem fechados dizendo: “Não me olhe, não quero ser notada”. Logo ali do outro lado da calçada um senhor todo elegante com um terno impecavelmente bem cortado, passando a mensagem: “Sou um homem de negócios”. Mais adiante um pouco, um decote insinuante da gordinha gritando: “Eu me garanto”. Imediatamente passa por você uma jovem com um vestido estampado de esqueleto que fala por ela : “ Olha como sou criativa!!!”

Percebeu quantas  mensagens cada uma delas está transmitindo sem dizer “NADA”?  Percebeu o quanto lemos inconscientemente?

Então…pode ser que você nem pense nos textos que anda escrevendo enquanto se veste…Mas que você está sendo lida…ah…isso está!!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
imagem